Sobre meu trabalho
- Lêla Padu
- 7 de out.
- 3 min de leitura
Neste primeiro texto, venho apresentar um pouquinho da minha proposta terapêutica para você que se interessa em conhecer melhor meu trabalho!
Primeiramente, agradeço o seu interesse e vamos lá: O que considero ser a proposta do processo terapêutico que ofereço se trata, resumidamente, de trazer à tona, a partir de nossas conversas, e levar à consciência tudo que há de mais "belo" e também de mais "feio" dentro de você. Isso que estou chamando de "feio" seriam suas maiores dores emocionais, insatisfações diante da vida e de si mesmo ou da própria história; e o que chamo de "belo", são os seus maiores sonhos, aquilo que atribui sentido à sua vida, que te direciona enquanto ser no mundo e que te impulsiona a querer viver. A partir deste conhecimento, o meu intuito é extrair do sofrimento psíquico o seu potencial de ação para que você conduza a sua vida de modo a se aproximar cada vez mais da realização de seus verdadeiros sonhos, de maneira que sua existência seja guiada pelas razões que te trazem vontade de viver e de ser quem você é, e que você viva em coerência consigo, com o que faz sentido no seu íntimo, através deste auto-conhecimento.
Na medida em que dores são ressignificadas e transformadas em força direcionada para realização de um determinado propósito, além de se tornar mais suportável a experiência da dor (devido à atribuição de um novo sentido possível), ela se torna "combustível" para a criação de uma nova realidade, na qual você sinta sua própria realização, que se dá através da sua conexão consigo mesmo e da compreensão profunda das próprias experiências.
Ser uma pessoa realizada não é algo estável. A experiência de plenitude não é algo definitivo ou estático. Há de se compreender que o que desenvolvemos em nosso trabalho conjunto é uma atitude contínua diante da vida, a partir da qual você poderá reconhecer e preencher suas faltas, a partir de si próprio e então, assim, sustentará um equilíbrio dinâmico e possível, que requer manutenção, e portanto, se trata de estabelecer uma nova relação com a experiência de viver. Essa característica de movimento é inerente à existência, tanto humana como de outros seres da natureza, então aprenderemos a deixar de lutar contra o movimento natural, e passar a compor com ele, nos orientar a favor desse fluxo para que cada escolha seja construtiva na sua jornada rumo à realização de seus sonhos. Além disso, é importante que cada etapa dessa travessia norteada pelos sonhos também faça sentido no presente, porque a trajetória até aonde se quer chegar, já é a vida em si. Cada passo no caminho até a concretização de um sonho é momento vivido em sua vida e uma oportunidade de se "expandir" enquanto ser humano. Trabalharemos também então modos de apreciar a travessia, de trazer a consciência para o presente, nos relacionar com o tempo de maneira diferente e compreender cada pequeno movimento como possibilidade de abertura de novos sentidos, além de ser uma parte de um caminho norteado por um horizonte sonhado, cada atitude já é em si a vida acontecendo. Assim, ao atravessar toda esta experiência terapêutica, se sentir em estado de plenitude se faz possível.
Por causa desse meu modo de enxergar o serviço que ofereço, escolhi a simbologia da concha aberta, revelando dentro de si uma pérola, como minha logo-marca, para representar essa transformação de fortes desconfortos em "jóias" da existência. Isto porque pérolas se formam a partir da reação das ostras a grãos de areia que entram em suas mucosas e as incomodam a ponto de que elas necessitem fazer algo sobre isso, então vão cobrindo aqueles grãos com camadas de um material que produzem até que se formam as pérolas.
Portanto, o meu trabalho se propõe, simbolicamente, a te acompanhar e te oferecer o suporte necessário, tanto emocional como mental, no seu processo de criação de suas próprias pérolas. A partir das reflexões adequadas e fundamentais, propiciadas pelo processo terapêutico, acerca das suas compreensões de mundo e das histórias de suas experiências, nascerão as jóias da sua vida, através da transformação do seu sofrimento em força para a geração das preciosidades valiosas e belas do seu ser, resgatando o seu potencial mais profundo, verdadeiro e consistente para realização plena de si.
Comentários